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03/01/2017 11:00

Saiba um pouco mais sobre a Comissão Própria de Avaliação

Breve Histórico

A avaliação institucional interna (autoavaliação) está inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, instituída pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta.

De acordo com o disposto no inciso VIII do Art. 3º, da Lei do Sinaes, o “planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional” devem ser considerados nas ações de avaliação e de desenvolvimento institucional. Ainda no Art. 3º, § 2o, define-se que “para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e a avaliação externain loco”.  

O processo de autoavaliação no âmbito das Faculdades de Ciências Médicas da Paraíba e Anglo-Americano de João Pessoa é conduzido por suas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs), que em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) deve ser visto como de autoconhecimento a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas e contribuir para a permanente melhoria dos processos gerenciais e pedagógicos, o que pressupõe o envolvimento de todos os atores que atuam na instituição.

O trabalho desta comissão passou a ser regulamentado em 2010 a partir da aprovação do seu regimento interno, momento em que se definiu suas atribuições e representações, tendo como coordenador no período de 2010 a 2016 o Sr. Carlos Máximo. A partir de setembro de 2016 foi reformulada a comissão assumindo a coordenação o professor Ivaldo Menezes.

Constituição da CPA (Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba - FCMPB e Faculdade Anglo Americano de João Pessoa - FAAJP)

1. Representante da Direção Acadêmica: (Coordenador)

Ivaldo Menezes de Melo Junior

2. Representantes das Coordenações do Curso:

Sócrates Golzio dos Santos (FAAJP) e Joacilda da Conceição Nunes (FCMPB)

3. Representantes do Corpo Docente:

Eveline de Almeida Silva (FAAJP) e Sandra Maria Dias de Queiroz (FCMPB)

4. Representante do Corpo Discente:

Deivison da Silva Ferreira (Vice presidente do DCE)

5. Representante do Núcleo de Apoio Psicopedagógico:

Betina Fabel de Sá

6. Representante do Comitê de Ética em Pesquisa:

Cristiani Garrido de Andrade

7. Representante do Corpo Técnico-administrativo:

Clecy Alves de Vasconcelos

8. Representante da Sociedade Civil:

Paulo Laércio Vieira

3. Objetivos

- Posicionar a comunidade e os atores que constroem a história da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba e a Faculdade Anglo-Americana de João Pessoa sobre sua evolução como instituição que busca consolidar a sua missão de formar os melhores profissionais na área de saúde;

- Sedimentar na Comunidade Ciências Médicas a cultura da avaliação como caminho para a melhoria contínua, tendo a autoavaliação como instrumento fundamental na busca do seu desenvolvimento e qualidade;

- Cumprir as exigências do Sistema Nacional da Avaliação do Ensino Superior (SINAES), instituído por meio da Lei n.º10.861/2004, que recomenda a continuidade do processo de autoavaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior pertencentes ao Sistema Federal de Educação Superior.

Metodologia

Na busca da participação ampla da Comunidade Acadêmica (Coordenações de cursos, Docentes, Discentes, e Corpo Técnico-administrativo) e Representantes da Sociedade, está prevista a utilização de várias modalidades de pesquisa/discussão/reflexão, tais como:

- Encontros presenciais com as diversas instâncias da IES para explanação das atividades a serem desenvolvidas, a partir do cronograma proposto;

 - Aplicação dos questionários abrangendo a comunidade acadêmica por meio da plataforma TOTVS;

- Análise de relatórios dos diversos setores envolvidos nos eixos/dimensões a serem avaliadas, bem como dos relatórios externos do MEC;

- Realização de rodas de conversa com a comunidade acadêmica após a análise dos resultados obtidos dos questionários;

- Outras modalidades poderão fazer parte da coleta de dados sobre o desenvolvimento da instituição e todas serão utilizadas tendo como norte indicadores sugeridos nas Orientações Gerais Para o Roteiro da Autoavaliação das Instituições, divulgado pelo MEC/CONAES/INEP (2014), o qual apresenta prazos a partir do ano de referência de 2015 para envio dos relatórios da CPA por meio do sistema e-MEC, ao longo de um período de três anos. Nos 2 primeiros anos, o relatório deverá ser inserido em sua versão parcial e no terceiro ano, será inserido em sua versão integral, conforme segue:

- até 31 de março de 2016 – 1º relatório parcial

- até 31 de março de 2017 – 2º relatório parcial

- até 31 de março de 2018 – relatório integral

Para o alcance destas metas a CPA (Gestão 2016 a 2018), em particular a elaboração do segundo relatório parcial, decidiu-se enfatizar o eixo 3 (Políticas Acadêmicas) na dimensão 2 (Políticas de ensino, pesquisa e extensão) com a intenção de analisar de forma mais global e profunda o desempenho da instituição nesta dimensão. Essa decisão se deve à necessidade de avaliar o impacto no desenvolvimento do PDI e PPCs das políticas de formação para os profissionais de saúde empreendidas pelas instâncias de poder nacional, no biênio de 2015 a 2016. Além do mais, no ano de 2015 a instituição passou por mudanças nos processos de gestão acadêmicas que vem impactando o desempenho desta dimensão.

Para tanto, esta comissão vem trabalhando na construção dos questionários de autoavaliação institucional para implantação na plataforma TOTVS. Desta forma, estão sendo (re)criados indicadores com seus respectivos critérios, que serão avaliados pelas diversas instâncias acadêmicas de acordo com os seguintes conceitos: insuficiente, regular, bom, muito bom, excelente e não se aplica. O processo de avaliação institucional ocorrerá da seguinte forma:

- Avaliação dos docentes pelos discentes e coordenações de curso;

-  Avaliação das coordenações de curso pelos discentes e docentes;

- Avaliação dos diversos setores da instituição e da infraestrutura pelos discentes, docentes e corpo técnico administrativo;

- Autoavaliação docente, discente e das coordenações de curso.

Paralelo a este trabalho, está sendo feita uma análise criteriosa dos documentos institucionais para possíveis reformulações, sendo eles: PPI (Projeto Pedagógico Institucional); PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional); PPC (Projetos Pedagógicos dos Cursos); regimento interno da instituição; relatórios de avaliações externas, junto a Direção Acadêmica e as Coordenações de Curso. Sendo assim, para um eficiente e eficaz trabalho desta comissão, está sendo elaborada uma proposta de cronograma de acordo com o calendário acadêmico, conforme segue:

AÇÃO DA CPA 2016.2

PARA QUEM

PERÍODO

(re)elaboração dos questionários e inserção deles na TOTVS

Comunidade Acadêmica

Setembro a Novembro

Sensibilização Coordenação de Cursos

Coordenação de Cursos

17/11

Sensibilização Docente

Docentes dos cursos

Até 22/12

Sensibilização Discente

Discentes dos cursos

Até 09/12

AÇÃO DA CPA 2017.1

POR QUEM

PERÍODO

Avaliação Docente na TOTVS

Discente

23/01 a 17/02

Avaliação Docente na TOTVS

Coordenação de Curso

23/01 a 17/02

Avaliação Docente na TOTVS

Docente

23/01 a 17/02

Avaliação Discente na TOTVS

Discente

23/01 a 17/02

Envio do Relatório Parcial para MEC

CPA

Até 31 de março

Avaliação Coordenação de Curso na TOTVS

Discente

A definir

Avaliação Coordenação de Curso na TOTVS

Coordenação de Curso

A definir

Avaliação Coordenação de Curso na TOTVS

Docente

A definir

Avaliação Setores e Infraestrutura na TOTVS

Discente

A definir

Avaliação Setores e Infraestrutura na TOTVS

Corpo Técnico Administrativo

A definir

Avaliação Setores e Infraestrutura na TOTVS

Docente

A definir

Rodas de Conversa

Coordenadores de Curso

A definir

Rodas de Conversa

Docente

A definir

Rodas de Conversa

Discente

A definir