Notícias

SIGA NOSSO

18/05/2017 15:00

Aluna do curso de Nutrição desenvolve trabalho sobre néctar misto

A aluna do 7º período Bianca de Sousa Fernandes está realizando o seu Trabalho de Conclusão de Curso - TCC com o tema “Análises sensoriais, fisicoquímicas e microbiológicas de um néctar misto a base de açaí, acerola e morango”. O trabalho é orientado pelo professor Mauro Luiz Aldrigue.

Interesse pelo tema

Bianca contou que o interesse pelo tema surgiu a partir de uma experiência vivenciada em um projeto de pesquisa. “Comecei a me interessar pelo tema a partir de um projeto de extensão da Faculdade. Primeiramente, começamos com o referencial teórico das frutas envolvidas. Em seguida, passamos para a formulação do néctar e por vários meses realizamos testes para chegar a uma formulação, teor de açúcar e quantidade de cada polpa”.

Análise sensorial

Durante a construção do TCC a aluna realizou análise sensorial com voluntários. “Primeiro eles avaliaram a aparência, o aroma e o sabor. A proposta da análise sensorial foi avaliar e ver as reações perante as características dos alimentos, segundo os sentidos: o olfato, o paladar e a visão. Observando a aparência, o sabor e o aroma do néctar. Esse tipo de pesquisa é muito importante para a indústria dos alimentos, porque vai mostrar a qualidade do alimento, vai saber o público alvo que esse produto vai atingir, e também sua aceitabilidade caso fosse posto no mercado”, destacou.

Apresentação do TCC

A pesquisa será apresentada no próximo mês de junho, para avaliação da banca do TCC. “Eu comecei a pesquisa desde o ano passado, no início de novembro comecei a fazer a parte prática, a produção mesmo”, explicou.

Diferencial

Bianca enfatizou que esse é um produto que se insere no mercado com alguns diferenciais. “Esse produto não leva quase nada de aditivos, o único aditivo é o ácido cítrico, que já está presente nas frutas escolhidas. Além disso, ele apresenta um alto índice de vitamina C. No mercado esse produto poderia ser apresentado na forma de garrafinhas e no setor de bebidas, como uma bebida pronta”.

O futuro

A futura nutricionista afirmou que as disciplinas práticas a incentivaram a sonhar em seguir a área de produção de alimentos. “Na prática da disciplina de Tecnologia dos Alimentos tivemos várias aulas, nas quais a gente fabricava os nossos próprios produtos. Então, isso me incentivou e me fez querer aprender ainda mais. Com o projeto de extensão voltado para essa área meu interesse aumentou. Quero trabalhar com isso depois”, finalizou.

Thumb_5 Thumb_1__2_ Thumb_4__2_ Thumb_2__2_ Thumb_3__2_ Thumb_5__2_ Thumb_1 Thumb_2 Thumb_4 Thumb_destaque