Comissão Própria de Avaliação

SIGA NOSSO

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela Auto-avaliação Institucional. O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi regulamentado no Brasil, em 2004, através da Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 

O SINAES é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). 

O Sistema Nacional de Avaliação é alicerçado por três modalidades de avaliação. 

1) Avaliação das Instituições de Educação Superior - AVALIES:

a) auto-avaliação: estruturada, organizada e executada pela CPA - Comissão Própria de Avaliação de cada IES.  

b) avaliação externa: realizada para fins de autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos e das IES por comissões designadas pelo MEC/INEP.  

2) Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): realizada por comissões designadas pelo MEC/INEP.

3) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE ): realizada pelo MEC/INEP e aplicada a alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação.  

A CPA da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e por um representante da sociedade civil.  Para consecução dos seus objetivos, a CPA pretende o envolvimento de todos os segmentos da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, alunos, professores, funcionários, gestores e egressos, na Avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de auto-avaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa e outras ferramentas, com a finalidade de coletar dados para a elaboração do Relatório de Auto-avaliação Institucional.