Pescoço de texto - Você já ouviu falar sobre isso?


16/10/2018 08:54

Já sentiu dores no pescoço após passar muito tempo olhando para celulares ou computadores? É preciso estar alerta a esse sinal, você pode estar sendo acometido do “pescoço de texto”. Segundo o ortopedista e professor de Medicina da Ciências Médicas Rafael Lara  essa expressão está sendo muito utilizada devido ao grande uso de aparelhos eletrônicos, telefone celulares, tablets e até computadores, onde existe uma flexão do pescoço acentuada e por um tempo bastante prolongado.

 

Faixa etária acometida

O professor explica que a faixa etária mais afetada são os jovens. “Geralmente a faixa etária que encontramos mais pessoas acometidas por esse problema são os jovens, que realmente tendem a ficar muito tempo se comunicando nos dispositivos eletrônicos, mas acontece também nas faixas etárias mais elevadas, dos adultos, e até a gente tem encontrado pessoas de mais idade reclamando de dor em decorrência desse uso”, conta.

 

Sintomas

Rafael alerta alguns sintomas que podem indicar o pescoço de texto. “Os sintomas podem surgir como uma dor na região cervical, que pode ou não ter irradiação na região do ombro, uma rigidez da musculatura, causando uma limitação da lateralidade do pescoço”, explica.

 

Tratamento

Para o ortopedista, o mais importante nesse caso será corrigir imediatamente a postura. “Para corrigir essa postura, você deve fazer uma elevação e extensão da região do pescoço, fazendo com que o seu aparelho acompanhe a linha da visão. E dessa maneira, você tentar associadamente fazer exercícios para a região cervical. Em algumas situações, vamos dizer, que existe realmente uma rigidez, um travamento da musculatura da região cervical, pode-se utilizar um colar para dar um pouco mais de conforto e caso aconteça hérnias, casos mais acentuados, às vezes, pode até ser necessário um tratamento cirúrgico”, finaliza.