Graduação

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Medicina

O curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, autorizado pela Portaria nº2 056/MEC (publicada no Diário Oficial de 12/07/04), pressupõe a formação médica como um processo que prepara o indivíduo para compreender os impactos das novas tecnologias na cultura, em particular no campo da saúde, e intervir na realidade com vista à melhoria dos serviços de saúde prestados à população. 

Uma realidade marcada atualmente por um intenso e acelerado processo de transformação. São mudanças que se processam em todos os planos da vida social e que têm como principais agentes a revolução tecnológica e a própria reestruturação da sociedade em função do conhecimento e das novas tecnologias da informação e comunicação.

Diante desse contexto, o curso de Medicina da Ciências Médicas compromete-se com a formação de um profissional e de um cidadão do presente que se projeta no futuro. Um profissional crítico e reflexivo, capaz de criar ou de redescobrir caminhos em resposta a demandas colocadas em seu campo de atuação pela sociedade globalizada.

O compromisso com essa perspectiva formativa passa, necessariamente, por oferecer uma estrutura curricular integralizada, possível de experimentar a relação entre o ensino e a realidade social da região nordestina e que pressuponha, como fundamento, o perfil epidemiológico do Estado da Paraíba. 

O empenho, nesse sentido, é o de buscar a excelência quanto à infraestrutura, funcionamento e disponibilização de um corpo docente qualificado e engajado na formação de um profissional comprometido social e criticamente com os problemas de saúde da população. 

Coerentes com esse compromisso, o curso de Medicina da Ciências Médicas desenvolve suas atividades em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Medicina, aprovadas pelo MEC em 2001, e com as Políticas de Saúde implementadas pelo Ministério da Saúde, na perspectiva da consolidação do SUS. A sua proposta de currículo e sua estratégia pedagógica retratam este objetivo maior.

Sua proposta pedagógica fundamenta-se na importância da apropriação pelos estudantes dos conhecimentos teórico-práticos específicos da área médica, assim como dos fundamentos históricos, filosóficos e sociais das ciências médicas e humanas. Fundamenta-se, também, nas metodologias que favoreçam o desenvolvimento de habilidades com ênfase nas atividades práticas de campo. Além disso, e fundamentalmente, valoriza o desenvolvimento de atitudes comprometidas com o exercício de uma medicina humanizada. 
 
Para tanto, iniciará seus estudantes desde o primeiro período do curso em diversos cenários de prática, fundamentalmente os da rede SUS, e nas atividades da pesquisa científica, oportunizando-lhes experimentações básicas e aplicadas que permitam uma maior compreensão do processo saúde-doença e o ambiente. Incentivará as relações dialógicas e comunicativas entre professor/aluno de modo a possibilitar um processo de execução/avaliação participativo, cooperativo, numa perspectiva de construção coletiva por meio de metodologia de ensino independente, utilizando-se progressivamente da problematização. Investirá, finalmente, no comprometimento com a prestação de serviços à população e a garantia da formação profissionalizante em níveis de excelência passíveis de possibilitar a inserção de seus egressos, de forma comprometida e crítica, no mercado de trabalho.