Alunos têm aula prática de procedimentos em Medicina com simulação realística


17/09/2019 14:54

Os alunos do 5º período do curso de Medicina da Ciências Médicas tiveram a aula prática da disciplina Procedimentos em Medicina, ministrada pelo professor Yuri Soares.

Durante a aula eles puderam aprender como realizar um cateterismo vesical de demora, de alívio e inserir a sonda nasogástrica e nasoenteral.“Essa aula tem por objetivo simular a passagem de sondas vesicais, masculinas e femininas, nasogástricas e gasoenteral. O aluno realiza uma prática em saúde, em que ele vai poder desenvolver as habilidades no laboratório, para quando chegar no momento do estágio, no Internato, ele já estará ambientado com o procedimento e com a vivência, para poder lidar com o paciente com mais segurança e confiança”, afirma Yuri.

Conhecimento fundamental

Segundo o professor essas práticas são fundamentais para a formação do aluno . “Vivenciar essa disciplina prática com simulação realística faz total diferença para formação do aluno, onde ele vai executar aquela habilidade no manequim não vivo, e no momento que ele for para a prática já tem a certeza do que vai fazer no paciente. Então, isso reduz o risco dele cometer um erro no paciente real. A hora de errar é aqui no laboratório, no manequim, quando ele vai para a realidade já vai com a habilidade necessária para não cometer erros”, pontua.