Coordenação de Nutrição promove palestra sobre Nutrição Comportamental na Faculdade


07/11/2018 15:35

Na manhã de hoje, 07 de novembro, a coordenação do curso de Nutrição da Ciências Médicas promoveu uma palestra com o tema “Nutrição Comportamental – por que uma abordagem diferente”, ministrada pela nutricionista Thaisy Garcia, no Prédio Sede da Faculdade.  

 

Abordagem diferenciada

Segundo Thaisy a Nutrição Comportamental surge de uma abordagem diferente a ser adotada pelo profissional de Nutrição. “Essa área da Nutrição tem o intuito de suprir um ponto da realidade que nos traz uma certa angústia, que é o seguinte: Apesar da gente vê que a população tem tido um acesso maior ao que deve ser consumido, ao que é mais saudável, a gente só tem visto aumentar a prevalência  de doenças crônicas não transmissíveis e de transtornos alimentares. Então, essa proposta está trazendo ferramentas da abordagem comportamental. São ferramentas como a entrevista motivacional, a terapia comportamental, a proposta de comer com a atenção plena e o comer intuitivo. Tudo isso são ferramentas que a gente traz para agregar valor e qualidade ao nosso atendimento”, conta.

 

Atendimento eficaz e humanizado

A nutricionista Thaisy conta que é de extrema importância que os alunos em formação estejam atentos à tentativa de buscar um atendimento mais eficaz para o seu paciente. “A gente tem visto muitos dos profissionais do mercado não têm tido essa sensibilidade ao lidarem com os pacientes. Muitos vezes estão focado apenas em ‘você precisa ter foco para seguir essa prescrição dietética, se você não conseguir infelizmente não tenho como te ajudar’. E aí se restringe a uma relação um pouco terrorista, fiscalizadora. E não é essa proposta, na verdade o que é proposto é contribuir para que os pacientes venham a ter uma melhor relação com o corpo e com a comida. Então, passar isso para os alunos evita com que um futuro profissional que poderia ser um gatilho para criar um transtorno alimentar no paciente tenha um olhar diferenciado, mais humano na abordagem nutricional”, finaliza.