Futuros médicos aprendem técnicas de acupuntura em módulo prático


10/12/2018 09:48

Tratar de dores físicas através da técnica de acupuntura é uma das possibilidades apresentadas aos alunos do 6º período do curso de Medicina da Ciências Médicas, no módulo ministrado pela professora Heloisa Isidoro.

 

Especialidade médica

Segundo Heloisa, a Acupunturiatria é a especialidade médica que trata os pacientes com acupuntura. “Estamos com esse novo módulo aqui na Ciências Médicas para que os alunos tenham uma aproximação com essa especialidade que é tão integral e tão importante na promoção da saúde. As aulas são dialogadas e problematizadas. Então, no primeiro momento a gente passa conceitos teóricos, discute casos clínicos e na segunda parte da aula a gente realiza procedimentos para proporcionar para o aluno a experiência de sentir o efeito da agulha, de manipular essa agulha, no seu corpo, no corpo do colega e no corpo do paciente. E assim poder observar os efeitos desse tratamento durante o módulo optativo”, conta.

 

Importância

A professora afirma que ter o contato com esse módulo é uma grande oportunidade. “Essa é uma especialidade médica já com residência médica nas grandes universidades do Brasil, e já é reconhecida como de grande importância tanto no cuidado paliativo como no cuidado de doenças. E essa é uma oportunidade deles se aproximarem e conhecerem mais dessa prática, esse outro olhar que a gente pode ter para o indivíduo, que é um olhar completo, integral, que vê o doente para além das suas doenças, vê como alguém que vive em sociedade, que tem suas influências da família, da natureza e integra tudo isso no tratamento”, explica.

 

Aprendizado eficaz

A aluna Kátia Campos conta que essa disciplina realmente lhe traz uma visão mais integral do paciente. “É muito bom a Instituição oferecer uma disciplina que vai além da fisiologia, ficamos tão presos a parte mais funcional e essa disciplina nos trouxe um lado holístico, a gente consegue ver além do paciente e tudo que pode estar por trás dos sintomas apresentados. Trouxe uma visão mais global e completa, na relação médico-paciente. Sem falar que a dinâmica da aula é ótima, porque assim que terminamos de ver a teoria vamos para a prática. Então, mesmo que fique alguma dúvida a professora já explica a gente na prática, e isso ajuda bastante a parte de aprofundamento e entendimento”, afirma.