I Seminário de Boas Práticas Acadêmicas acontece na Faculdade

Na tarde de ontem, 09 de outubro, aconteceu o I Seminário de Boas Práticas Acadêmicas, no Anexo de Medicina da Faculdade. Estiveram presentes professores e coordenadores da Ciências Médicas com o objetivo de discutirem práticas eficazes implantadas no currículo acadêmico dos discentes.

O Seminário

A assessora pedagógica do curso de Medicina Sandra Dias esteve na organização desse momento com os docentes. “A gente pensou em conjunto com a diretoria acadêmica e as coordenações dos cursos de Farmácia, Nutrição e Medicina para proporcionar esse momento, com o objetivo de ser um espaço de reflexão da prática pedagógica do professor, a partir das trocas de experiências. Então, convidamos alguns professores que a gente identificou com boas práticas a serem compartilhadas, e a partir disso provocar reflexão e sensibilização, que é tão importante para o desenvolvimento da formação docente. Foram 5 experiências apresentadas hoje, cada um com um tempo de apresentação e após isso um momento de perguntas e interação. Pensamos no diálogo como uma ferramenta eficaz para essa troca”, afirma Sandra.

Formação docente continuada

Para a diretora acadêmica Adriene Jacinto Pereira esse é um momento inicial para a realização de uma formação docente continuada. “A gente acredita que uma iniciativa como essa, onde os próprios autores estão fazendo parte da condução do processo, contando como é que estão desenvolvendo essas práticas em sala de aula, é uma forma de parabenizar aqueles que já estão desenvolvendo, como também sensibilizar aqueles que gostariam de fazer parte, mas ainda não sabem por onde começar. A ideia é que a gente dê esse pontapé inicial com esse seminário para que consigamos dá um tom a nossa formação continuada de docentes. Estamos trabalhando numa perspectiva a ter um calendário já estabelecido para que durante todo o ano a gente tenha uma oferta de formação docente continuada”, conta.