Publicado em 04/08/2021

5 dicas para ter foco nos estudos

5 dicas para ter foco nos estudos?w=1020

De acordo com o dicionário, foco é considerado “um ponto para qual converge alguma coisa”.  Para a psicopedagoga Roberya Barros o foco desafia a rotina dos estudantes, sem ele fica mais difícil a concentração. “O foco contribui para estarmos centrados e mantermos o direcionamento para alcançar metas”.

Veja algumas dicas práticas que vão te ajudar a ter mais foco na hora de estudar.

Determine horários para estudar

Roberya explica que planejar é um dos segredos na hora de estudar. “Para aumentar o foco, é preciso fazer a organização dos estudos, programando todas as atividades, os horários de repouso e relaxamento da mente com atividades estimulantes (atividades prazerosas) como ouvir música, ler um livro, ver um filme ou meditar”.

Organize seu ambiente de estudo

Procure manter a organização do espaço que você estuda. Assim, você não perderá tempo procurando por cadernos, livros ou anotações.

Trace metas

Faça um plano de estudos, com metas determinadas. “Outra estratégia para manter o foco é ter sempre em mente um objetivo final. Quando se traça um objetivo é mais fácil alcançar o resultado e assim manter o foco nos estudos”, detalhou Roberya.

 Faça algumas pausas para relaxar e “arejar” a mente

Segundo Roberya o descanso da mente é fundamental.  “A isenção de agitações auxilia no relaxamento da mente. A mudança de pensamento faz com que ao retornar aos estudos, se alcance uma nova visão e uma nova autoestima para focar nos estudos. Deste modo, é imprescindível que o relaxamento aconteça, é preciso descansar, passear, relaxar e esfriar a cabeça”, frisou a especialista.

Durma bem!

Uma boa noite de sono é essencial para manter a concentração nos estudos.