Publicado em 30/06/2021

Anemia: sintomas, tipos e fatores de risco

Anemia: sintomas, tipos e fatores de risco?w=1020

Fraqueza, falta de ar, dor de cabeça, tonturas e palpitações. Esses são alguns sintomas que podem indicar que uma pessoa tem anemia. Esse termo tão comum no nosso dia a dia se caracteriza como  “a redução do número de glóbulos vermelhos ou hemácias”, explica professora e hematologista Leina Yuraki.

Tipos de anemia

De acordo com a especialista, “os tipos mais comuns são as anemias decorrentes da carência por falta de vitaminas essenciais a produção de hemácias e as hereditárias, como a anemia falciforme, por exemplo”.

Fatores de risco

Segundo Leina, há fatores de risco no caso das anemias hereditárias, “devido a herança genética, como na anemia falciforme e talassemias”, enfatizou.

A principal forma de identificação da anemia é através do exame hemograma. “A partir do diagnóstico o tratamento é variável porque vai depender da causa da anemia”, afirmou Leina.

Alimentação

No dia a dia, opte por consumir alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, ovos, verduras de folhas escuras (espinafre, brócolis, couve e salsa), leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas) e frutas.

Fique ligado!

É sempre indicado, procurar orientação médica ao sinal de qualquer sintoma.