Publicado em 11/05/2021

Benefícios da meditação para seu dia a dia

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Na rotina diária, a meditação pode ser uma importante aliada da saúde do corpo e da mente, trazendo efeitos positivos para quem pratica.

Afinal, o que é meditação?

A médica Heloisa Uehara explica: “É uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, em busca de clareza mental e emocional. É o desenvolver de uma habilidade, a conexão profunda com o presente momento”.

Redução do hormônio do estresse

Segundo Heloisa, os benefícios da meditação são variados. “Estudos mostram que intervenções de meditação, como mindfulness, podem auxiliar na redução de dor e da insônia, na melhora da imunidade e diminuição do hormônio do estresse, essencial para pessoas com sintomas de depressão e ansiedade. Também são úteis na redução da compulsão por álcool e drogas, o que é relevante nesses tempos de distanciamento, sendo uma importante estratégia de promoção de saúde física e mental”.

Equilíbrio

A meditação também contribui para a busca do equilíbrio da mente. “Ela também ajuda a regular as emoções negativas, como ansiedade, angústia, tristeza ou raiva. Assim, nossa mente aceita melhor as situações adversas e reage de maneira equilibrada ao estresse do dia a dia”, ressalta a médica.

Que tal começar a meditar?

Heloisa deixa algumas dicas para quem deseja começar a meditar:

- Meditação não é parar de pensar, ou esvaziar a mente. Muitas pessoas acham que não conseguem meditar por acreditarem nessa tese;

- Meditação é uma técnica de foco e atenção plena no momento presente;

- Sugiro que comecem com períodos curtos, em posturas que sejam confortáveis, mantendo a atenção no fluxo respiratório, observando seu próprio corpo sem julgamento;

- A meditação guiada ajuda bastante nesse processo inicial, e hoje, felizmente, temos disponíveis alguns aplicativos e sites gratuitos que podem ajudar a guiar e instruir.