Publicado em 02/06/2022

Benefícios do Milho

Benefícios do Milho?w=1020

Advindo das Américas e disseminado por entre as gerações, o consumo de milho e seus derivados é uma prática comum na contemporaneidade. O cereal está presente na mesa de muitos brasileiros tendo a prática ainda mais comum durante os festejos juninos na preparação de pratos como: canjica, mungunzá, creme de milho, cuscuz, bolo, sorvete e vários outros.

 

Contribuições para a saúde

Para a egressa da FCMPB e nutricionista Fernanda Moraes, o milho é um excelente aliado para a saúde. “O milho é um alimento bastante versátil e possui diversos benefícios para a saúde: fortalece o sistema imunológico, ajuda a emagrecer, é fonte de energia, reduz os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue, previne doenças nos olhos e melhora o trânsito intestinal. Além disso, é nutritivo, por ser rico em carboidrato e é fonte de energia. Seu alto teor de fibras melhora a saúde intestinal, não contém glúten, o que é uma excelente alternativa para celíacos e pessoas intolerantes a glúten. O alimento contém ácido fólico, betacaroteno, cálcio, carotenos, fosforo, luteína, magnésio, niacina, vitaminas A, B6, C, E, zeaxantina e zinco”.  Afirmou.

 

 Cuidado com os excessos

Como todo alimento, é necessário o alerta para o consumo exagerado, assim como explica  Moraes. “Apesar de tanto benefício para a saúde, o milho deve ser incluído em uma alimentação de forma equilibrada e saudável”.  Comentou.