Publicado em 09/09/2020

Dica de Saúde - Como cuidar da sua saúde mental

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Dica de Saúde - Como cuidar da sua saúde mental

Você sabe o que é saúde mental? De acordo com a Organização Mundial de Saúde a saúde mental é um estado de bem-estar. A psicóloga e professora da Ciências Médicas Rebecca Athayde afirma que nesse estado de bem-estar o indivíduo é capaz de lidar com o estresse cotidiano da vida, sem que ele paralise a vida dele. “Ele é capaz de agir de forma produtiva em seu trabalho, em sua comunidade, contribui com sua comunidade e reconhece as suas habilidades e suas potencialidades”, pontua.

Hábitos prejudiciais para a saúde mental

Rebecca explica que alguns hábitos da nossa vida cotidiana podem ser prejudiciais para a saúde mental. “Uma alimentação ruim, um sono desregulado, falta de rotina, falta de tempo para momentos de lazer com a família, com os amigos, tudo isso podem ser hábitos prejudiciais à saúde mental. O hábito da reclamação, o hábito do pessimismo, quanto mais eu reclamo mais eu vou ativar regiões cerebrais que vão me fazer ver a realidade sob um viés negativo. E esse viés negativo, pessimista, vai me fazer ficar mais ansioso perante o futuro. Então, nós vemos cada vez mais pessoas mais inseguras do que vai acontecer na vida delas, se vai conseguir arrumar um emprego, se vão passar no vestibular, se vão conseguir casar, entre outras”.

Quando buscar ajuda?

Segundo a psicóloga Rebecca deve-se buscar ajuda quando você nota que aquela pessoa começa a ter prejuízos na realidade. “Ela já não consegue agir na sua vida, nas suas demandas como antes, ela tem demonstrado quadros de angústia, de ansiedade, de pensamentos disfuncionais, mudança de humor, mudança comportamental. Então, tudo isso podem ser sinais de alerta, que a gente precisa estar observando para conseguir ajudar aquela pessoa ou até mesmo detectar em nós mesmo”, pontua.

Hábitos que melhoram a saúde mental

Rebecca também explica que da mesma forma que alguns fatores prejudicam a saúde mental, algumas prática são benéficas:

- Exercícios físicos vão ajudar bastante, tanto como vai ser aquele momento que você vai colocar para fora todo o estresse, como também você vai liberar hormônios do bem-estar;

- Uma alimentação balanceada vai favorecer bastante a nossa saúde mental. Tem diversos estudos que mostram como uma alimentação ruim vai fazer com que haja uma perda de hormônios do bem-estar;

- Ajustar o sono, ter uma rotina matinal, buscar acordar na mesmo horário;

- Procurar ler bons livros;

- Ter momentos para a contemplação da beleza, parece uma coisa desconectada, mas isso é extremamente importante, principalmente para pessoas ansiosas, que é o que mais cresce na nossa sociedade. Ter momentos para contemplar o por do sol, ver o sol nascer, sair para passear ao ar livre, isso tem tido benefícios muito importantes para a vida das pessoas.