Publicado em 08/06/2022

Doença da mosca

Doença da mosca?w=1020
Doença da mosca

A Doença Diarreica Aguda (DDA), ou Gastroenterite Aguda popularmente denominada como ‘A virose da mosca’ pode ser causada por uma ampla variedade de agentes infecciosos, entre eles vírus, bactérias e parasitas intestinais, havendo uma prevalência maior dos vírus em especial do Rotavírus.

Sintomas

O médico infectologista e professor da FCMPB Guilherme Bessa falou sobre os sintomas. “Os principais sintomas são diarreia, febre, náusea, cólicas abdominais, distensão abdominal e vômitos, que podem complicar com desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos a depender da intensidade dos vômitos e da diarreia”. Comentou.

Meios de contágio

Bessa, explicou os meios de contágio da virose. “A transmissão ocorre principalmente por meio da contaminação de alimentos e da água, o que pode acontecer através das mãos sujas, uso de objetos contaminados ou de insetos que transportem os microrganismos”. Afirmou.

Tratamento

O tratamento é essencialmente uso de sintomáticos, antitérmicos, medicações para náuseas, vômitos, gases, uso de repositores de flora intestinal, soluções de hidratação oral e líquidos para manutenção do estado de hidratação. Apenas em condições de maior gravidade como desidratação grave e vômitos se fará necessário medicações e hidratação endovenosas. O uso de antibióticos e antiparasitários dependerá do diagnóstico etiológico.