Publicado em 15/06/2022
Doenças respiratórias: Como evitar?
Com a chegada do inverno e as mudanças climáticas aumentam os casos de doenças respiratórias. Tais enfermidades podem ter duração crônica, que duram mais de três meses como: rinite, sinusite, ou aguda que são aquelas de curto período de tempo como gripe, faringite, pneumonia, etc.
Fatores ocasionais
A professora da FCMPB Afya e pneumologista Gerlania Simplício explicou sobre as doenças do aparelho respiratório. “Tais doenças podem ocorrer em pessoas de todas as idades, em especial crianças, idosos, imunossuprimidos e pessoas que tenham comorbidades, como também podem ocorrer associadas ao estilo de vida e qualidade do ar, ou seja à exposição dos indivíduos a elementos físicos, agentes poluentes, produtos químicos, cigarros e infecções por vírus, fungos ou bactérias”. Afirmou.
Prevenção
Especialistas recomendam que seja evitado a exposição aos fatores de risco como o tabagismo, poluição do ar e poeira, dentre outros. A pneumologista Gerlania Simplício comentou sobre a importância no estilo de vida do indivíduo. “É necessário manter um equilíbrio no estilo de vida, realizar exercícios regulares, bom estado nutricional, e uma vacinação adequada”. Afirmou.
Tratamento
O tratamento das doenças respiratórias acontece de acordo com a etiologia, severidade e estado geral do paciente. Podendo acontecer através de medicamentos, fisioterapia, oxigênio ou ventilação mecânica.