Publicado em 16/08/2021

Oleaginosas – Uma boa fonte de nutrientes

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Você sabe o que são oleaginosas? De modo geral, podemos dizer que é um grupo de sementes ricas em vários nutrientes. “Além da castanha de caju, outras opções de oleaginosas são nozes, avelã, pistache, amêndoas,  macadâmia e castanhas variadas como a do Pará,  Baru, Portuguesa e outras”, explicou a professora do curso de Medicina e nutricionista Mônica Lima.

De acordo com Mônica, as castanhas, por exemplo, são uma ótima opção para lanches saudáveis e práticos. “Elas são consideradas boas aliadas para manter uma alimentação equilibrada. São fontes de ‘gorduras boas’ - as mono e poliinsaturadas, proteínas,  fibras, vitaminas e minerais. Ajudam a dar saciedade, a controlar o colesterol sanguíneo, protegendo contra inflamações e doenças cardíacas”.

Como consumir?

Recomendamos consumir as oleaginosas naturais ou torradas sem adição de sal. Porém, dependendo do indivíduo,  condição clínica e nutricional, podemos liberar as opções com sal e açúcar de forma moderada”, ressaltou a especialista.

Outra dica é sobre a forma de armazenamento. “Quando forem consumidas em curto prazo, você pode coloca-las em saquinhos ou potinhos bem fechados. Caso compre em grande quantidade, pode conservar em potes herméticos,  podendo inclusive colocar na geladeira. O ideal é evitar o oxigênio, o calor e a luz”, ressaltou a nutricionista.

Fique ligado!

Mônica deixou um alerta. “Apesar de serem muito nutritivas e bastante usadas em dietas para redução de peso, temos que ter cuidado com a quantidade de oleaginosas consumidas, pois elas podem ser calóricas. É preciso ter a orientação de um nutricionista!”.