Publicado em 08/07/2022

Pilates: entenda a modalidade

Pilates: entenda a modalidade?w=1020

Desenvolvida pelo enfermeiro Joseph Pilates, no início do século XX, o Pilates trata-se de um conjunto de exercícios de alongamento, fortalecimento e equilíbrio do corpo. A modalidade vem se popularizando cada vez mais nas últimas décadas demonstrando uma crescente melhoria no bem-estar geral e condicionamento físico do indivíduo.

 Os benefícios do Pilates

Os benefícios estão associados a esfera psicológica e clínica de cada indivíduo. A atividade promove alivio das dores nas costas, aumento da densidade óssea, frequência cardíaca, melhora a postura, auxilia na perca de peso, reduz o estresse, aumenta a disposição física, etc.

 

Indicações

O professor da FCMPB, Afya e fisioterapeuta e instrutor de Pilates, Alisson Cleiton, comentou sobre indicações da modalidade. “As indicações clínicas poderão ser na forma de atividade física ou  para pacientes com diagnóstico clínico estabelecido que precise de supervisão direta de um profissional que dependo do caso poderá ser um Fisioterapeuta habilitado que fará uma avaliação e traçará um plano terapêutico apropriado ao paciente”. Explicou.