Publicado em 01/05/2022

Síndrome de Burnout: Saiba como identificar

Síndrome de Burnout: Saiba como identificar?w=1020

A Síndrome de Burnout, também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional, é um transtorno psicológico caracterizado pela tensão emocional e estresse provocados pelas condições desgastantes no ambiente de trabalho. Atualmente essa condição tem sido cada vez mais comum entre os trabalhadores, tendo em vista as exigências e competitividades do mercado de trabalho que somam aos problemas pessoais e comportamentais dos indivíduos.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito de modo clínico, onde é avaliado o histórico do paciente e seu envolvimento na empresa para o desenvolvimento e realização profissional.

 

Tratamento

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Além disso é recomendado a prática de atividades físicas regulares e exercícios de relaxamento, para auxílio do controle dos sintomas.

 

Como a empresa pode contribuir com a saúde mental no trabalho?

De acordo com a especialista em saúde do trabalhador e professora da FCMPB Afya, Tereza Metsunaga, detectar precocemente é um dos passos mais importantes. “Pode contribuir, detectando precocemente os fatores que contribuem para o Sofrimento Psíquico (aquele sofrimento/desgaste que não se recupera ao longo do período de descanso) e intervindo sobre os fatores/cargas de trabalho. Para esta intervenção é preciso que a empresa utilize uma Metodologia de Detecção destes Fatores de Risco/Cargas de Trabalho que precisa ser Setorial”. Afirmou.

 

Qual a importância de se manter uma Saúde Mental no trabalho?

É importante para o trabalhador e para a própria empresa que os fatores de risco/cargas de trabalho não causem sofrimento psíquico ao trabalhador e que o trabalho signifique prazer, crescimento e relacionamento positivo entre as pessoas que exercem diferentes tarefas (gestão, segurança, manutenção, docência, etc)”. Concluiu Metsunaga.