às 13:27:00

Conheça mais sobre os Projetos de Pesquisa e Extensão

Os Projetos de Pesquisa e Extensão visam articular de maneira indissociável e transformadora a academia e a sociedade através de um processo educativo, científico, cultural e tecnológico, de modo a contribuir com o enriquecimento do processo pedagógico, favorecendo a socialização do saber acadêmico e estabelecendo dinâmica de participação da comunidade na vida acadêmica.

Na Ciências Médicas as áreas de concentração dos Projetos de Pesquisa e Extensão, são: Educação em saúde, cidadania e trabalho; Atenção em saúde; Ciências básicas em saúde e Gestão em saúde. Assim, os alunos podem se integrar aos projetos e desenvolver novos conhecimentos. Confira mais sobre cada projeto disponível:

 

PROJETOS DE EXTENSÃO - APROVADOS 

 

MUITO ALÉM DO AUTISMO - Busca desenvolver ações de prevenção, promoção à saúde e integração social junto às famílias com crianças e adolescentes autistas por meio da participação dos estudantes e docentes da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba e do Instituto Revertendo o Autismo, promovendo uma conscientização e ampla divulgação sobre o tema, além de fortalecer a formação acadêmica para atuar neste contexto.

 

DOAR SANGUE - Propiciar, por meio dos alunos de Medicina da Faculdade Ciências Médicas da Paraíba, junto ao Hemocentro da Paraíba, ao público de João Pessoa a conscientização da importância da doação de sangue, bem como estimular a sua doação, tendo em vista que não é apenas um ato de solidariedade, mas, sobretudo, um ato de responsabilidade.

 

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM ENFOQUE NA PROFILAXIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS - Realizar ações educativas sobre as DIPs com abordagem lúdica, nas escolas públicas do município de Cabedelo e de João Pessoa-PB, bem como, em eventos da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, instrumentalizando os conhecimentos de parasitologia e microbiologia obtidos pelos estudantes da Instituição.

 

PEEDI – PROJETO DE ENVELHECIMENTO & DIREITOS HUMANOS: POR UMA ATENÇÃO GERONTOLÓGICA E GERIÁTRICA CENTRADA NA PESSOA -  O PEEDI surgiu com a preocupação de oferecer aos idosos que residem em instituições de longa permanência (ILPI) um olhar mais amoroso e personificado nesta fase da vida, tendo como objetivo investigar a multidimensional à Saúde da Pessoa Idosa no ambiente das ILPIs.

 

ABORDAGENS MÉDICAS NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE DA MULHER -  O projeto possui como uma de suas premissas o enfoque na saúde através da educação em saúde, tendo o objetivo de propiciar que  ambiente da “sala de espera” de um ambulatório de Ginecologia seja um ambiente transformador. Para tanto, é necessário aprofundar o entendimento acerca da mulher e seus conceitos sociais, políticos e biológicos e também sobre o que se passa em cada momento peculiar de sua vida, colaborando de forma a levar informações, responder dúvidas e transmitir autoconfiança.

 

PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO: ESPAÇO CONSTRUÍDO PARA QUALIDADE DE VIDA - Realizar atividades de extensão e pesquisas no âmbito da saúde do trabalhador, buscando construir novos conhecimentos acerca da temática em questão bem como contribuir com a promoção da saúde do trabalhador no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

 

SAÚDE NA COMUNIDADE -  Desenvolver experiências de Educação Popular e Saúde Mental Comunitária voltadas à Promoção da Saúde no âmbito comunitário, fomentando habilidades individuais e coletivas em práticas de saúde e fortalecimento da autonomia dos moradores da comunidade Manguinhos no município de Cabedelo-PB.

 

PROJETO DE APOIO HUMANIZADO E NUTRICIONAL AO PORTADOR DE CÂNCER (PROAHC) - Tem por objetivo promover assistência humanizada e nutricional à saúde da pessoa portadora de câncer na interdisciplinaridade de ações, aperfeiçoando a interação na relação ensino-aprendizagem dos acadêmicos. O público alvo é formado por portadores de câncer, em vulnerabilidade social, de ambos os gêneros, cadastrado na Associação de apoio ao portador de câncer Vida Nova (AVN).

 

DESCOBRINDO ANATOMIA: UMA REALIDADE DE EDUCAÇÃO POPULAR - Busca realizar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão dentro do contexto popular, correlacionando problemas clínicos mais recorrentes no contexto social, como as consequências da obesidade, do sedentarismo e do tabagismo, com as estruturas anatômicas acometidas. Tem como público-alvo o corpo discente do ensino médio, provenientes de escolas da rede pública do município de Cabedelo - PB.

 

CUIDADOS PALIATIVOS - Objetiva promover o cuidado integral na perspectiva dos cuidados paliativos aos idosos institucionalizados, utilizando recursos interdisciplinares. Atuação nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (Vila Vicentina e ASPAN).

 

ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE (APLV) E AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES PARA O CUIDADO COM AS CRIANÇAS - Multiplicar informações de confiabilidade e atualizadas sobre APLV às famílias  em  uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, auxiliando no entendimento da doença e tratamento

 

A PRÁTICA DA AUTOMEDICAÇÃO NA BUSCA POR UMA VAGA NAS UNIVERSIDADES - O projeto objetiva identificar e caracterizar a prática da automedicação de estudantes secundaristas que mediante tão amplo campo de cobranças, fazem uso de medicamentos com o intuito de melhorar seu rendimento e alcançar a tão sonhada vaga na universidade. E, assim, conscientizar os alunos secundaristas de cursinhos pré-vestibular localizados na cidade de João Pessoa quanto ao risco da automedicação.

 

PROJETOS DE PESQUISA - APROVADOS 

 

CARACTERIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DE JOÃO PESSOA: CONHECER PARA CUIDAR - Tem como objetivo principal caracterizar as pessoas com deficiência intelectual usuárias do serviço de uma Instituição Filantrópica de João Pessoa, sendo caracterizada como um estudo de campo, exploratório e descritivo, de caráter investigativo tendo como cenário da pesquisa a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (APAE/JP), Paraíba, entidade de referência no apoio às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.

 

FUNÇÃO TIREOIDIANA, STATUS NUTRICIONAL DE IODO E BIOMARCADORES HORMONAIS E IMUNOLÓGICOS COMO FATORES PROGNÓSTICOS EM PACIENTES COM INFECÇÃO PELO SARS-COV-2 INTERNADOS NA REDE REFERENCIADA DE HOSPITAIS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA - Objetiva-se primariamente avaliar a correlação entre biomarcadores hormonais e imunológicos e comorbidades com o status nutricional de iodo, níveis de leptina e função tireoidiana, em pacientes portadores do COVID-19 admitidos nas unidades de enfermarias, Semi-UTI e UTI e mortalidade.

 

ANÁLISE DA INTERDISCIPLINARIDADE NOS CUIDADOS PALIATIVOS NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA SAÚDE DO IDOSO - Analisar a percepção de profissionais de saúde que atuam na saúde do idoso quanto à interdisciplinaridade nos cuidados paliativos.

 

MULTIDIMENSIONALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA - Investigar a atenção multidimensional à Saúde da Pessoa Idosa no âmbito da Atenção básica, contexto hospitalar e em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

 

PROJETOS DE PESQUISA - EM ANÁLISE 

 

ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE À VIOLÊNCIA PERPETRADA PELA SOCIEDADE - Apresenta-se como objeto de estudo a violência contra mulher, criança, idosos e população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (travestis ou transexuais) (LGBT), o conhecimento e reconhecimento dos casos de violência e o papel dos profissionais de saúde frente a essas situações na atuação nos serviços de saúde.

 

SEGURANÇA ALIMENTAR, PRÁTICAS ALIMENTARES E DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A PANDEMIA COVID-19 E PERFIL NUTRICIONAL DE PRÉ-ESCOLARES E ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE CABEDELO-PB NO RETORNO ESCOLAR - Investigar a relação entre a segurança alimentar e nutricional, práticas alimentares e de atividade física de escolares e pré-escolares do município de Cabedelo-PB durante a pandemia covid 19 e impacto no estado nutricional no período do retorno escolar.

 

PAPEL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DE JOÃO PESSOA NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19 - Avaliar as ações desenvolvidas pelos município de João Pessoa no enfrentamento da COVID-19, analisando fatores associados ao desenvolvimento da COVID-19 em seus residentes.

 

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) NO CUIDADO À SAÚDE MENTAL: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, POSSIBILIDADES E APLICAÇÕES - Avaliar as contribuições das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na qualidade de vida e saúde mental.

 

O PAPEL DO OSCE ENQUANTO FERRAMENTA FORMATIVA DURANTE O INTERNATO - Ampliar a oferta de situações clínicas simuladas no formato OSCE para os estudantes do nono ao décimo-primeiro períodos da graduação em Medicina, potencializados pela participação dos residentes em Medicina de Família e Comunidade da FCM/PB.

 

MUITO ALÉM DO AUTISMO: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS - Analisar a integralidade no cuidado e o contexto biopsicossocial das famílias de crianças e adolescentes com autismo, identificando o conhecimento e percepção dos estudantes e profissionais de saúde sobre o tema do autismo na atualidade .

 

Se você se interessou por algum dos projetos, fique atento as datas para inscrição no período 2021.1:

 

ATIVIDADE

 

 

DATA/PERÍODO

LOCAL

Abertura do edital  seletivo de alunos para projetos de pesquisa e extensão 2021.1

 

12/02/2021

Site: www.cienciasmedicas.com.br

Inscrições para o processo seletivo de alunos para projetos de pesquisa e extensão 2021.1

 

12/02/2021 a 15/02/2021

PLATAFORMA FLUIG

Avaliação Classificatória para projetos de Pesquisa

19/02/2021

Ambiente Virtual de aprendizagem (PLATAFORMA CANVAS)

Avaliação Classificatória para projetos de Extensão

22/02/2021

Ambiente Virtual de aprendizagem (PLATAFORMA CANVAS)

Divulgação dos Classificados para a entrevista

24/02/2021

Site: www.cienciasmedicas.com.br

Entrevistas

25/02/2021 e 26/02/2021

Ambiente Virtual de aprendizagem (PLATAFORMA CANVAS)

Divulgação dos resultados

02/03/2021

Site: www.cienciasmedicas.com.br

Coordenações de curso

Início das atividades

03/03/2021

Ambiente Virtual de aprendizagem (PLATAFORMA CANVAS)


Fonte: