às 13:12:00

Última palestra do II Ciclo de Debates em Cuidados Paliativos é realizada

No último sábado, dia 23 de outubro, foi realizada a última palestra do II Ciclo de Debates em Cuidados Paliativos. Durante cinco encontros realizados entres os meses de setembro e outubro foram discutidas as seguintes temáticas:

1- Abordagem familiar nos cuidados paliativos

2- Abordagem dos cuidados paliativos no fim da vida

3- Morte e luto na perspectiva dos cuidados paliativos

4 -Comunicação e notícias difícies

5 - Protocolos de Spike

Relevância

O II Ciclo de Debates faz parte do Projeto de Pesquisa e Extensão Cuidados Paliativos em Idosos, coordenado pela professora Rachel Fonseca. "Com muita alegria encerramos o nosso II Ciclo de Debates. Percebemos que mais uma vez essa metodologia possibilitou grandes reflexões do papel do médico e da equipe interdisciplinar nos cuidados paliativos. Além das ricas discussões, os alunos adquiriram habilidades de comunicação, apresentação de trabalhos, oralidade e capacidade de sintetizar as ideias por meios de revisões da literatura sobre a temática. A cada encontro, relatos da prática profissional junto aos colegas", ressaltou Rachel. 

Para o aluno extensionista Matheus Nóbrega, a discussão em cuidados paliativos deveria ser um assunto mais discutido na graduação médica. "O II Ciclo de Debates em Cuidados Paliativos foi essencial pra nos mostrar a beleza dessa atenção à saúde, uma vez que discutimos sobre pontos chaves no que tange essa vertente, como a abordagem familiar no cuidado paliativo e ao fim da vida; morte e luto; comunicação de más notícias e protocolo Spikes", concluiu.


Fonte: