às 10:21:00

Alunos produzem artigo sobre o perfil de infecção do COVID 19 na Polícia Civil da PB

Um grupo de alunos do curso de Medicina, coordenado pelo professor e médico Luiz Luna, produziu um trabalho científico sobre o perfil de infecção do SarsCov2 – COVID 19, na Polícia Civil do Estado da Paraíba.

Como surgiu a ideia do trabalho?

Sobre a produção do trabalho, o professor explica. “Eu sou Policial Civil e médico do Núcleo de Saúde Ocupacional da SESDS PB. No período de pandemia viral pelo SarsCov2, eu fui direcionado para o atendimento dos policiais civis de todo o estado da Paraíba que tiveram COVID. O Núcleo de Estatística da Delegacia Geral forneceu os dados de todos os policiais que tiveram COVID desde o início da pandemia até agosto deste ano (2021)”.

Estudo retrospectivo de coorte

A partir dos dados, o professor e os alunos iniciaram a escrita do artigo científico. “Trabalhamos os dados (separamos em semanas epidemiológicas) e delineamos um estudo retrospectivo de coorte para avaliar o perfil de infecção do SarsCov2, na Policia  Civil  do estado da Paraíba (acontecimento por cargo dentro da polícia, sexo e grupo etário) e construímos indicadores de morbimortalidade com cálculo de prevalência, incidência e letalidade do COVID nos policiais civis. Fizemos também análise comparativa do perfil de infecção pelo SarsCov2 na Polícia Civil com o perfil de infecção em todo o estado paraibano e no Brasil”, ressalta o docente.

Publicação

A produção científica recebeu indicação de publicação. “O trabalho feito pelos alunos da FCMPB/AFYA foi apresentado por mim no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, e, além das autoridades policiais presentes, o trabalho foi exposto para membros da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que sugeriram a publicação imediata do trabalho em revista da Polícia Civil, elogiando a qualidade dos indicadores elaborados pelos alunos da IES”, destaca Luiz Luna.

Os autores

Para o professor, é motivo de orgulho o empenho dos alunos na construção do trabalho científico. “Como docente foi muito gratificante ver a maturidade, comprometimento e nível de excelência dos  alunos que desenvolveram esse trabalho. Eu louvo a Deus pela vida de cada um desses alunos! Essa é a maior e mais nobre recompensa da docência”.

Veja abaixo os nomes dos alunos que participaram da produção do artigo científico:

Ana Flávia Veloso de Araújo Justino

André Barros Teixeira

André Moreira Santos Júnior

Halina de Oliveira Lima

Laerton Andrade Guimarães

Lara Nunes Gomes

Luanna Kamylla Pedrosa Carneiro Honório

Mariana Militão Morais

Renatta Morgana Lacerda de Alencar

Samuel Carneiro de Andrade


Fonte: