às 14:34:00

Covid e saúde infantil são tema de estudo

Com a orientação da professora Anielle Chaves, alunos do 9º período de medicina, estão desenvolvendo o estudo “Segurança alimentar, práticas alimentares e de atividade física durante a pandemia Covid -19 e perfil nutricional de pré-escolares e escolares do município de Cabedelo-PB no retorno escolar.”

reunião com professora e alunos FCM

A pesquisa é uma parceria com a Secretaria de Educação, Coordenação de Educação Física e Nutrição do município de Cabedelo. O objetivo é investigar os hábitos de 3.000 alunos de 18 escolas e 9 creches da região. 

Para a professora Anielle, essa investigação pode cooperar na identificação de vulnerabilidades e desvios nutricionais possivelmente acentuados pela pandemia, além de promover intervenções no município e proporcionar vivências importantes para os alunos. “Aos acadêmicos, os benefícios refletem uma experiência singular de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas, bem como promover uma relação dialógica com a  comunidade.”

O projeto está em fase de alinhamento junto à gestão de Cabedelo, tendo em vista a necessidade da coleta de dados e o cenário sanitário. Por enquanto, as atividades estão sendo direcionadas para análise de conteúdos que embasam o projeto de pesquisa, objetivando a produção científica que deve ter início em abril. 

Márcia de Lourdes de Oliveira, secretária de educação de Cabedelo, diz que a pesquisa veio para auxiliar no processo de adaptação e construção do “novo normal”. 

"A parceria com a FCMPB é de grande valia para o município, uma vez que, nesse momento tão delicado, nossos alunos necessitam de suporte socioemocional e de saúde. A troca de experiência junto às escolas e creches, possibilitará o amadurecimento desse período de forma embasada academicamente, destacando a realidade das nossas instituições escolares.", afirmou.


Fonte: