às 12:31:00

Projeto de Pesquisa sobre Deficiência Intelectual gera dois artigos científicos

mulheres na saúde

Alunas do Projeto de Pesquisa Deficiência Intelectual: Conhecer para Cuidar, orientadas pela professora Alinne Marcolino, tiveram dois artigos aprovados no II Congresso Norte-Nordeste Multidisciplinar Sobre o Câncer. 

Os artigos O Câncer de Mama em Mulheres com Deficiência Intelectual: Dificuldades para o Rastreamento e Diagnóstico Precoce e A Relação entre a Síndrome de Down e a Leucemia: uma Revisão Integrativa de Literatura foram escritos pelas acadêmicas de medicina Agda Yasmim, Héryka Wanessa, Júlia Ondrusch, Maressa Ferreira, Palloma Abreu e Rebeka Ellen.

Para a professora Alinne, produzir sobre essas temáticas é um processo desafiador, porém, necessário.  “Os temas dos trabalhos surgiram a partir de discussão coletiva em reuniões do grupo de pesquisa, uma vez que pessoas com deficiência intelectual fazem parte de uma população mais vulnerável e que necessita de um cuidado qualificado e direcionado. A produção científica nestas áreas surge com a proposta de dar visibilidade a estas temáticas atuais, mas com estudos ainda incipientes”, destaca.

A apresentação vai acontecer esse fim de semana no Congresso.


Fonte: