às 15:51:00

5 motivos para aproveitar os serviços do NAP

Núcleo de Apoio Psicopedagógico FCMPB

Você conhece o trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP)

Seu principal objetivo é acompanhar os estudantes da Faculdade de Ciências Médicas/Afya Educacional do início ao fim da jornada acadêmica.

O NAP é o local onde o corpo acadêmico pode refletir sobre as situações vividas e encontrar o caminho para gerenciar conflitos através do autoconhecimento.

Esse serviço é indispensável para você, aluno!

Nós sabemos que o ingresso no ensino superior está ligado a diversas transformações nos âmbitos cultural, acadêmico, relacional, emocional e financeiro.

Muitas vezes, o estudante se vê longe do convívio familiar, em uma cidade nova, lidando com pessoas desconhecidas e os desafios da vida adulta. 

Vamos ser sinceros, os sonhos também são regados de muitas lágrimas e suor, não é mesmo? (eu sei que você concorda).

O contexto que estamos vivendo trouxe consigo uma carga maior de ansiedade, incertezas e conflitos. 

Mas há uma mão amiga que pode te ajudar nesses processos e é por isso que estamos aqui hoje, vamos te apresentar 5 motivos para aproveitar os serviços do NAP. Confira!

1- Te ajuda a lidar com a ansiedade

O motivo número um corresponde à maioria das queixas dos alunos já atendidos pelo NAP.

Pesquisas apontam que o transtorno de ansiedade apresenta uma alta prevalência nos estudantes da área da saúde e mais especificamente nos acadêmicos de medicina. 

Para Jandira Silveira, psicóloga do NAP FCM, são diversos gatilhos que levam o aluno a desenvolver esse quadro ansioso. “A formação de um currículo extenso que exige muitas horas de estudos, a solidão, relação com colegas e professores e dificuldades financeiras são questões que recebemos todos os dias e que precisam ser trabalhadas”, esclarece

2- Escuta especializada

Muitas vezes,  tudo que precisamos é um espaço para chorar e falar sobre a saudade de casa, algum conflito nos relacionamentos, as frustrações com as notas, não é? No NAP você encontra o acolhimento necessário para recuperar suas energias e enfrentar os desafios da jornada acadêmica.

Boa parte dos alunos ainda estão saindo da fase da adolescência, o que dificulta o relacionamento com colegas e professores. O processo de amadurecimento gera dificuldades e o papel do NAP é ajudar para que eles fiquem bem. Durante o internato e estágios, esse apoio também ajuda a lidar com as experiências fora da faculdade”, pontua Jandira. 

3- Reflita e aprenda com as situações vividas

O NAPP propõe que o aluno faça uma autoanálise e entenda seus propósitos, planos e sonhos, mas também os obstáculos e as dificuldades. 

Roberya Viana, psicopedagoga e coordenadora do NAP, fala sobre a importância dessa prática.

“A reflexão é o melhor caminho para que possamos entender aquilo que acontece no nosso dia a dia. O NAP propõe isso para que o aluno possa superar os desafios vivenciados e aprender com eles, mantendo sempre o foco naquilo que ele considera como vitória”, esclarece.

4- Organização dos seus horários de estudo

Com a nova rotina do curso e a mudança trazida pelo contexto de pandemia, nem sempre é fácil estruturar o tempo, não é verdade?  A organização dos horários de estudo auxilia a manter uma agenda saudável durante a semana.

“Ao aluno que recorre ao NAP, oferecemos uma organização personalizada, de acordo com as cadeiras, o período e as práticas; para que ele possa cumprir cada atividade com calma, não ficar sobrecarregado e ter um tempo para descansar”, destaca Roberya.

5-  É uma jornada de autoconhecimento

Roberya diz ainda que a proposta do NAP é que o aluno visite a si mesmo, o seu eu interior. Afinal, é olhando para dentro que encontramos as respostas para seguir em frente. 

Entender-se como pessoa e como parte integrante do mundo, nos faz enxergar o nosso propósito enquanto seres humanos e profissionais; essa ação proporciona a compreensão de si mesmo e, a partir disso, nos possibilita o encontro com o outros a fim de ajudá-los com as nossas habilidades.

Como funciona o fluxo de atendimentos no NAP?

Primeiramente é feito o agendamento, em seguida, o atendimento pela plataforma Canvas (temporariamente, por conta da pandemia, mas o normal é que seja feito presencialmente). O  aluno é acompanhado por cerca de 3 e 4 atendimentos ou até que ele se sinta confortável para o encerramento. 

Os estudantes que necessitam de tratamento continuam sendo assistidos durante toda a sua vida acadêmica e os serviços oferecidos pelo NAP ficam à disposição para que ele possa se sentir acolhido e apoiado em todo o curso. A média mensal é de 50 a 60 alunos atendidos.

Então, aluno, se você se sente pressionado pela rotina e por questões como essas que citamos no texto, não deixe de procurar a ajuda do NAP. 

Lembre-se: dificuldades não tratadas podem comprometer sua qualidade de vida e seu rendimento nos estudos. 

Para cuidar dos outros, cuide antes de você! Sua saúde deve ser sua maior prioridade!

Confira abaixo os depoimentos de quem recebeu apoio do Nap:





Fonte: