às 08:30:00

Projeto alerta sobre a importância de doar sangue durante pandemia

O Projeto de Pesquisa e Extensão Doar Sangue: mais que uma responsabilidade tem realizado ações online durante a pandemia, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. “Toda sexta-feira, participamos de reuniões virtuais. Nesse período realizamos algumas ações, como um vídeo explicativo que abordava os critérios de doação, e como doar na pandemia”, explicou a aluna extensionista Ana Carolina Figueirêdo.

Futuras ações

O projeto conta com a participação de 5 alunos. “Os próximos eventos esperamos ser presenciais, estamos aguardando os novos decretos. Queremos divulgar e esclarecer dúvidas sobre doação de sangue nos cursinhos e escolas, como fazíamos antes da pandemia”, ressaltou Ana Carolina.  

O projeto tem a orientação das professoras Leina Yuraki, Joacilda Nunes e Sandra Figueiredo.

 

Você já doou sangue? Sabe o que é necessário para ser um doador?

 O Ministério da Saúde destaca os principais critérios para doação de sangue: Confira abaixo:

- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

 

Seja um doador!

Em João Pessoa, para doar sangue, você deve agendar pelo WhatsApp. O doador deve cadastrar em sua agenda o número do Hemocentro (083) 3133-3473 e enviar uma mensagem informando seu nome, o dia e o horário que pretende doar.

 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Clique aqui e veja alguns mitos sobre quem pode e quem não pode doar sangue.

 


Fonte: