às 17:41:00

Alunos de Medicina participam de Simulação prática em Libras

A FCMPB Afya possui uma disciplina curricular optativa denominada Libras. O Eixo tem como objetivo possibilitar que os alunos do curso de Medicina aprendam a Língua Brasileira de Sinais  com o intuito de prepará-los para situações da realidade.

 

Da teoria á prática

A Faculdade, que preza com a aprendizagem prática dos alunos possui um corpo docente capacitado e bem qualificado. Rosangela Lima, é professora de Libras da IES e desenvolve as aulas de forma a possibilitar vivencias práticas para os alunos.“ Gostamos de aliar a teoria à prática, já pensando na vivência e desenvolver do aluno em campo de estágio, ou no trabalho onde ele de repente poderá se deparar com um surdo, então trago esse momento de interação prática porque quando  estiverem em campo irão lembrar de tudo que foi passado em sala de aula, por isso valorizamos a prática para manter o aluno sempre em ativa”. Afirmou Lima.

 

Aprendizagem coletiva

Como iniciativa de prática para os alunos foi realizado na sexta- feira, 13 de maio, como encerramento da disciplina, uma Simulação de atendimento a um surdo em contexto pandêmico. Na oportunidade, os alunos puderam treinar os sinais em Libras e prestar os socorros pré hospitalares.

 

Conhecimento contínuo

A diretora de ensino da Faculdade, Adriene Jacinto, destacou a importância dessa disciplina para os futuros médicos. “A disciplina traz um ganho imenso para os alunos no contexto da acessibilidade e inclusão, então é de extrema importância trazer a Libras para dentro da realidade e da vida desses estudantes de Medicina, como eles podem fazer uso dessas informações para contribuir com a pessoa com deficiência que busca o serviço hospitalar”. Comentou.


Fonte: