às 16:07:00

ESG: Entenda o significado dessa iniciativa global

O QUE É O ESG?

ESG é a sigla em inglês para: “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança, em português) que é utilizada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança adotadas por uma empresa.

O ESG surgiu no mercado financeiro como uma forma de medir o impacto que essas ações dentro dessas três diretrizes geram nos resultados das empresas. Pois além de analisar índices financeiros, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia. E o grupo Afya Educacional, que é o maior ecossistema de educação em saúde e heatlhtechs do Brasil e a única empresa que se relaciona com o médico em todas as fases de sua carreira, da graduação à última especialização, é uma empresa de capital aberto e tem suas ações negociadas na bolsa de valores da NASDAQ.

Em novembro de 2020, a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB) passou a integrar o grupo Afya Educacional. Desde então, a gestão da FCMPB passou a adotar as melhores práticas do ESG por meio de projetos em ensino, pesquisa e extensão, como também de ações e treinamentos voltados aos colaboradores e a comunidade acadêmica, de uma maneira que os impactos fossem observados na sociedade, tanto no seu entorno como de maneira geral.

MAS O QUE SIGNIFICA CADA LETRA DA SIGLA “ESG”?

E (environmental, em inglês ou ambiental, em português)

A letra E da sigla se refere as práticas de uma empresa em relação à preservação do meio ambiente. E a FCMPB tem atuado com algumas ações, por exemplo:

- Consumo consciente de água e energia. Por exemplo, utilizamos energia limpa através da geração de energia da luz solar.

- Descarte consciente de resíduos perigosos utilizados no dia a dia no exercício da Medicina, que apresentam risco à saúde pública ou a qualidade ambiental. Além disso contamos com a parceria de uma empresa de reciclagens para utilização de alguns desses resíduos.

- A FCMPB possui em suas instalações, uma horta orgânica que faz parte de um projeto de pesquisa e extensão. Hortaliças como alface, couve e rúcula, são colhidas e doadas à Associação das Marisqueiras do Renascer, localizada no município de Cabedelo, e que reúne cerca de 40 mulheres que recolhem mariscos em mangues.

S (social, em inglês e português)

Já a letra S diz respeito à relação da empresa com as pessoas que fazem parte do seu âmbito. Alguns exemplos:

- Pelo menos uma vez no semestre, a FCMPB realiza uma Feira de Saúde que é um projeto de pesquisa e extensão. O projeto acontece em parceria com as secretarias de saúde dos municípios da Grande João Pessoa, onde os alunos levam atendimentos médicos básicos a pessoas de comunidades carentes.

- A FCMPB conta com mais de 60 campos de práticas para os alunos na Grande João Pessoa, onde através de convênios com Prefeituras e Secretarias de Saúde, os acadêmicos podem realizar atendimentos médicos gratuitos para sociedade em unidades de saúde (USFs, UPAs e Hospitais).

G (governance em inglês, ou governança, em português)

E a letra G se refere a administração da empresa. Alguns exemplos:

- Através do grupo Afya Educacional, a FCMPB possui um indicador de satisfação dos colaboradores que é o Clima Organizacional e está relacionado a diferentes aspectos que compõem a cultura organizacional da empresa, principalmente, as que afetam diretamente a qualidade do seu ambiente de trabalho.

- Em relação a diversidade e inclusão, mais de 58% dos colaboradores são mulheres, tendo duas em cargos de diretorias e 9 são PCDs.


Fonte: