O NAPED visa desenvolver as seguintes ações:
- auxiliar os colegiados dos cursos no planejamento e execução das ações que favoreçam o cumprimento da missão institucional, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC);
- desenvolver atividades voltadas para a ética profissional e pedagógica;
- fomentar discussões e práticas focadas nos fundamentos pedagógicos da docência no ensino superior;
- promover o debate e a implementação de atividades focadas nas tendências pedagógicas contemporâneas, enfatizando as temáticas do planejamento, do processo ensino-aprendizagem, das técnicas de ensino e da avaliação da aprendizagem;
- auxiliar, quando solicitado, os NDE dos cursos, no desenvolvimento das reflexões inerentes à implantação, desenvolvimento e avaliação do Projeto Pedagógico;
- apoiar os professores, de forma coletiva ou individualizada, nos processos de planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades docentes;
- promover oficinas pedagógicas e/ou cursos, de acordo com as demandas apresentadas pelos docentes;
- apoiar o professor no processo de avaliação da aprendizagem quanto à elaboração e validação de itens, formatação da prova, fiscalização e correção das avaliações cognitivas teóricas, no tocante a:
- comunicar o professor acerca do prazo de inserção de itens;
- validar itens submetidos pelos professores, no sistema, seguindo Manuais de Elaboração I, II e III (ANEXO);
- sugerir melhorias na formulação de itens (múltipla escolha e discursivos);
- analisar os pareceres das validações para compor novo check-list minimizando questões defeituosas;
- acompanhar a avaliação dos itens validados pelos membros NAPED;
- configurar avaliações cognitivas teóricas que recaiam no âmbito virtual;
- fiscalizar as avaliações cognitivas-teóricas, seja presencial ou virtual, conforme cronograma acadêmico;
- apoiar outras dimensões de avaliação, tais como, habilidades e avaliações diagnósticas.